Segunda sessão plenária (continuando... )
- Stella e Biel concordam num ponto: qualidade num sistema complexo como
costuma ser um sistema de EaD, deve ser buscada em cada sub-sistema, em
itens específicos a cada sub-sistema.

- Hoyer destaca as questões novas relativas a padrões de qualidade
surgidas no contexto da União Européia em torno de um currículo comum e
do reconhecimento mútuo de estudos e créditos entre universidades
pertencentes a diferentes sistemas de ensino nacionais.

- Biel faz uma importante ressalva ao falar da UAB para o público
internacional do congresso: não é uma instituição, mas sim um sistema de
apoio a consórcios de universidades públicas.
- Biel também levanta uma importante questão: por que as universidades
presenciais tradicionais resistem tanto a adotar princípios e
instrumentos que mostraram ser tão produtivos nas iniciativas a
distância, mesmo aquelas que também fazem EaD?
- O caso da Fern é mesmo interessante: no ranking nacional alemão eles
estão perto do 50º lugar em mais de 300 universidades em termos de
produção de pesquisa. Isto não é comum em universidades a distância.
posted by Wilson at 10:22 AM